Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

INVERTEBRADOS: CURIOSIDADES
PORÍFEROS
pSs
São chamados de poríferos porque possuem poros na parede do corpo.
  • Os poríferos são encontrados desde a linha do mar até seis mil metros de profundidade.
  • O esqueleto das esponjas são usados como buchas nos banhos. As esponjas demoram muito para crescer, por isso, algumas destas esponjas de banho podem ter 50 anos!
CNIDÁRIOS
Existem medusas que podem medir de doze milímetros até dois metros de diâmetro, como as do gênero Cyanea, que vivem no oceano Ártico e possuem tentáculos de até trinta metros de comprimento.
No oceano Índico e Pacífico existem medusas chamadas vespas-do-mar que são capazes de matar um ser humano, nas águas brasileiras as medusas não são muito perigosas.
Meio de locomoção da Hydra é dando cambalhotas.
As medusas comem bastante. A Aurelia, por exemplo, uma medusa que é comum em todo mundo, mede cerca de 25 centímetros de diâmetro e é capaz de matar dez filhotes de salmão por hora.

platelmites
Ao cortar uma planária em pedaços, cada peça regenera uma nova planária.

nematelmites
A maioria é pequena (alguns milímetros), mas tem um, que parasita a placenta das baleias, que tem mais de oito metros.

anelídeos
As minhocas são excelentes bioindicadores da qualidade do solo. Como elas se alimentam de organismos presentes na terra podem ser usadas pra medir os níveis de poluição do solo causados por inseticidas. As sanguessugas produzem uma substância chamada hirudina, que impede a coagulação do sangue. Por isso, foram muito utilizadas no século XIX pra provocar sangrias em pessoas com pressão alta.

MOLUSCOS
A espessura e a forma das conchas dos moluscos estão relacionadas com a adaptação ao ambiente em que eles vivem. Os caracóis possuem uma concha fina, que não prejudica sua locomoção em ambiente terrestre. O caramujo tem uma concha mais espessa, capaz de resistir ao choque das ondas. Os pelecípodes apresentam conchas achatadas de duas valvas, prendendo-se às rochas e resistindo à força da água. Os polvos e as lulas não possuem conchas externas e isso permite uma locomoção ágil por propulsão com jatos de água.

ARTRÓPODES
Os artrópodes foram o primeiro grupo de invertebrados que puderam viver completamente independetes da água. Um dos pricipais motivos foi o surgimento de um exoesqueleto que impede a perda de água exessiva pelo corpo.
    Outra curiosidade muito interessante, é que o grupo dos  artrópodes contém a maioria dos animais conhecidos, aproximadamente 1.000.000 espécies, sendo muitas delas extremamente abundantes em número de indivíduos.

veja um vídeo da metamorfose da borboleta:

equinodermos
 o braço de uma estrela-do-mar ao ser isolado poderá dar origem a uma nova estrela-do-mar, desde que tenha parte do disco central. Habitantes da bacia do Mediterrâneo comem, assadas ou cruas, as gônadas do ouriço-do-mar.

Fontes:
AVISO IMPORTANTE: se devido algum esquecimento não tivermos postado o link de algum site fonte por favor entre em contato nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário